sábado, 3 de março de 2012

Novas tecnologias:


A Fifa está um pouco mais próxima de adotar sistemas tecnológicos para determinar se a bola ultrapassou ou não a linha do gol. Neste sábado, após uma reunião entre membros da entidade e da International Board (IFAB) em Surrey, na Inglaterra, ficou definido que apenas dois de oito sistemas apresentados continuarão em testes.
A decisão se um deles será enfim adotado nas partidas de futebol será tomada em 2 de julho, durante congresso especial da IFAB em Kiev após a fim da Eurocopa.
teste tecnologia futebol FIFA (Foto: Reprodução / FIFA.com)
As duas tecnologias que serão testadas são o Hawk Eye (Olho de Falcão) e o GoalRef. O primeiro são várias câmeras colocadas em posições estratégicas para determinar se a bola passou ou não a linha do gol, em um processo já usado em jogos de tênis. O outro é uma espécie de campo magnético aliado a uma bola especial, que mostra se foi gol.
- Se essa tecnologia funcionar, nós usaremos em 2014 (Copa do Mundo no Brasil) para evitarmos situações como a de Lampard – disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter, se referindo ao gol não validado do meia inglês no Mundial da África do Sul diante da Inglaterra.
O encontro discutiu também mudanças nas regras do futebol apresentadas pela Task Force da Fifa, grupo que reúne personalidades do futebol como os ex-jogadores Franz Beckenbauer, Pelé e Cafu e que tem como objetivo estudar propostas para aprimorar o esporte.
Além da questão da tecnologia, mais duas decisões ficaram para julho. A permissão do uso do véu islâmico (hijab) pelas jogadoras islâmicas e o uso de mais dois assistentes, cada um atrás dos gols – assim como já acontece no Campeonato Carioca.
Por outro lado, a Fifa e a IFAB vetaram as mudanças propostas quanto às substituições e expulsões. Uma proposta apresentada pela Task Force era aumentar o número de alterações de três para quatro, sendo que essa última só poderia ser feita caso o jogo fosse para a prorrogação. Além disso, também se pensou em amenizar a punição ao último homem da defesa que cometesse falta em um rival em situação clara de fazer um gol.
O conselho da International Board é composto por quatro associações britânicas, além de delegados da Fifa. Para alterar uma regra, é preciso que a mudança seja aprovada por seis dos oito votos disponíveis. Cada associação britânica tem um voto, e funcionários da Fifa têm quatro.
Quando aprovadas, as mudanças geralmente passam a valer a partir do dia 1º de julho da temporada seguinte, no caso, em 2013.
Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário