domingo, 26 de fevereiro de 2012

Confronto Final:

Em clássicos, a torcida sempre espera que os craques decidam as partidas, seja marcando gols ou dando assistências para os companheiros. No primeiro jogo da final do turno, não foi isso que se viu no estádio Nazarenão. O gol da vitória do ABC, por 1x0, sobre o América, foi marcado pelo zagueiro Alison, que fazia sua estreia com a camisa alvinegra. Pelo lado do americano, o destaque ficou por conta do volante Fabinho, que em um meio campo que conta com os habilidosos Jairo e Júnior Xuxa, conseguiu se destacar, sempre levando os alvirrubros para o ataque e voltando para ajudar na marcação do meio campo.


O zagueiro Alison foi o autor do gol na primeira partida, que pode ser o do título
Por isso, as atenções da partida decisiva de hoje, valendo o título de campeão do primeiro turno do estadual, estão voltadas para os dois e do que eles possam fazer em campo. O clássico está marcado para começar às 16h, no estádio Frasqueirão.

A história do zagueiro Alison é curiosa. O jogador é nascido no Rio Grande do Norte, mas só conseguiu se destacar jogando longe do estado. Foi na Bahia que se firmou com um defensor de qualidade, defendendo o Bahia por três temporadas e depois o Vitória. O curioso nisso tudo é que, ainda quando jogador das categorias de base, ele foi dispensado pelo América e quis o destino que no seu jogo de estreia pelo ABC ele conseguisse marcar o gol da vitória justamente contra o time que o dispensou quando jovem. 

"Estreia melhor seria impossível. Só tenho que agradecer a Deus pelo jogo quinta-feira. Venho atravessando problemas pessoais, mas acredito muito que agora começo a viver um momento importante da minha carreira. Perto de quem mais me apóia, que é minha família", disse Alison, sobre a emoção de estrear no ABC, marcando o gol da vitória.

No lado americano, o volante Fabinho vem se destacando desde o início da temporada, principalmente nos treinos. O curioso, na carreira do jogador é que em 2011 ele estava no Alecrim, disputando a quarta divisão do Brasileiro e sendo reserva em muitas oportunidades. Quando chegou ao América, atuou improvisado de ala direita em alguns jogos e só tinha chance no meio campo quando algum titular se saia do time, seja por motivo de suspensão ou contusão.

O volante Fabinho vem sendo um dos destaques do América no Estadual
Mas, quando apareceu a oportunidade, ele não desperdiçou a chance e se firmou com titular absoluto, já que defende e ataca com a mesma qualidade. "É importante o jogador sempre se preparar para o que possa acontecer. Vinha treinando muito bem e quando a chance surgiu, consegui aproveitar. Agora é entrar em campo determinado e tentar reverter esse placar e trazer o título para o América, mesmo jogando na casa do nosso adversário", revelou Fabinho.

Se os coadjuvantes se destacaram no primeiro jogo da final, os craques dos times estão dispostos a colocarem seus nomes  nas histórias dos clubes. No ABC, Jérson e Washington são as esperanças de gols, mesmo que o segundo, maior contratação alvinegra para a temporada, não marque um gol há seis jogos. Renatinho Potiguar e Léo Gamalho são outros que podem fazer a diferença

No time rubro, a qualidade de Júnior Xuxa e Jairo, os donos do meio campo americano, são uma das armas do técnico Flávio Araújo para tentar reverter o placar a favor do ABC e quebrar o jejum rubro que não conquista um turno de estadual desde 2007. O atacante Soares, experiente jogador que já defendeu Fluminense/RJ, Cruzeiro/MG e Grêmio é outro que pode decidir o clássico e ajudar o América a derrotar o seu maior rival depois de oito jogos sem vitória.

Federação vai premiar o campeão com um carro 0km

O Campeonato Potiguar de Futebol 2012 vem empolgando os torcedores nos últimos dois meses. A decisão do primeiro turno será disputada hoje. O campeão irá ganhar um carro Renault Clio 0Km e assegura sua participação na Copa do Brasil 2013. Além disso, garante presença na grande final do campeonato, aumentando as chances de conquistar uma das vagas do Rio Grande do Norte para o Campeonato do Nordeste, que retorna ao calendário nacional no próximo ano.

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol comemora o sucesso do Campeonato Potiguar e ressalta a importância da conquista do Troféu Prefeita Micarla de Sousa, como é denominado o primeiro turno da competição, já que vale vaga na Copa do Brasil 2013, o que significa renda extra para os clubes. "Neste ano, ABC, América e Santa Cruz irão receber R$ 120 mil para disputar a primeira fase da Copa do Brasil. Caso avancem de fase, este montante aumenta.

Polícia Militar garante segurança aos torcedores no Frasqueirão

Depois do resultado positivo na segurança do clássico-rei realizado no estádio Nazarenão, em Goianinha, na quinta-feira passada (23), a Polícia Militar quer repetir o feito no jogo deste domingo (26) no estádio Frasqueirão. Para realizar a segurança da partida, que marca a final do primeiro turno do Campeonato Estadual, foi disponibilizado um efetivo de 600 policiais. De acordo com o comandante do policiamento metropolitano da Grande Natal, coronel Alarico Azevedo, os policiais militares estarão distribuídos por toda a cidade para evitar conflitos entre torcedores rivais. "Nós teremos efetivo em locais identificados em jogos anteriores como sendo  de risco, além de barreiras em todas as vias de acesso ao estádio", disse. 

O coronel Alarico Azevedo comentou ainda que os ônibus que levarão as torcidas organizadas de ABC e América serão acompanhadas pela PM. A polícia também fará abordagens em coletivos que irão transitar pela capital potiguar no dia do clássico para evitar que torcedores 'infiltrados' provoquem tumultos.

Com a chegada das organizadas ao estádio, a PM já definiu um planejamento para evitar os confrontos: os torcedores da organizada do América só serão autorizados a entrar no Frasqueirão quando a torcida organizada do ABC já estiver dentro.

O coronel Alarico Azevedo ainda destacou que "é um desafio para qualquer comandante fazer um jogo no Frasqueirão". Segundo ele, o problema principal ocorre quando garrafas de cerveja são jogadas no chão por torcedores que passam  a tarde bebendo na frente do estádio. "Essas garrafas servem muitas vezes como armas", comenta.

Apesar disso, o comandante afirma que o planejamento para garantir a maior segurança do clássico já foi feito e que os torcedores que forem ao estádio 'bagunçar' serão punidos. "Não seremos tolerantes com nenhum ato de vandalismo", disse. 

A PM também terá atenção para evitar problemas como os que ocorreram no último clássico realizado no Frasqueirão, em janeiro, quando uma pedra foi arremessada contra o ônibus da torcida organizada do América após uma mudança na rota que levava os torcedores.  Segundo ele, a mudança ocorreu após a polícia ter a informação de que haveria um grupo de torcedores do ABC à espera do veículo na avenida Roberto Freire. A partir daí, a PM buscou conduzir os torcedores pela outra via de acesso ao estádio para evitar conflitos. "Quando o percurso foi alterado, um rapaz arremessou uma pedra e a confusão teve início", relatou.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário