domingo, 11 de dezembro de 2011

Barça vence o Real, e, assume a liderança.

O Barcelona fez o seu papel horas antes de embarcar para o Japão, local da disputa do Mundial de Clubes da Fifa. Neste sábado, a equipe comandada por Pep Guardiola deu um show, bateu o Real Madrid por 3 a 1 e seguiu para o Oriente cheio de moral para buscar mais um título do torneio continental e, possivelmente, enfrentar o Santos de Neymar e Paulo Henrique Ganso. Com o resultado no Santiago Bernabéu, o grupo de Messi, Xavi & cia. igualou a pontuação dos merengues na tabela de classificação do Campeonato Espanhol, com 37 e um jogo a mais. Os gols foram marcados por Alexis Sánchez, Marcelo (contra) e Cesc Fàbregas. Karin Benzema abriu o marcador para os donos da casa aos 23 segundos de jogo.
A preocupação do Barcelona com o Mundial é tanta que os jogadores sequer concederam entrevista coletiva em Madri. Apenas o técnico Guardiola conversou com os jornalistas. Mas o que serve de lição para o Santos de Muricy Ramalho? Apenas os 30 minutos iniciais da atuação dos merengues, que pressionaram os catalães no próprio campo de defesa.
E foi só. No segundo tempo, o Real Madrid não mostrou a mesma vontade de antes. Exatamente tal mudança de atitude que os brasileiros não podem repetir se quiserem levantar o caneco no Japão. Kaká começou a partida no banco de reservas e entrou na etapa final. O Barcelona vai estrear no Mundial de Clubes na próxima quinta-feira, às 8h30m (de Brasília), contra o vencedor do duelo entre o Al Sadd, do Qatar, e o Esperance, da Tunísia.

Os dois ataques mais positivos do Campeonato Espanhol estavam em campo. E os gols saíram com rapidez. Os merengues demoraram apenas 23 segundos para abrir o marcador. Após uma bobeada na saída de bola, Victor Valdes colocou a pelota nos pés de Di María. O argentino tentou o passe, mas a defesa cortou e a sobra ficou com Özil. O alemão tentou a finalização, mas, após desvio em Sérgio Busquets, Benzema recebeu livre e chutou de primeira para abrir o marcador.
cristiano ronaldo real madrid x barcelona (Foto: AFP)O Real Madrid seguiu melhor na etapa inicial. O Barcelona encontrava muitas dificuldades para sair jogando e criar os lances de ataque. Mas a força dos donos da casa na marcação durou apenas até os 30 minutos do primeiro tempo. Messi passou por três adversários e lançou para o chileno Alexis Sánchez, que invadiu a área e tocou na saída de Casillas: 1 a 1.
A recuperação do Barcelona na partida só aconteceu por conta das inúmeras variações táticas utilizadas por Guardiola. Messi, Iniesta e Sánchez se revezaram no comando do ataque. Enquanto o argentino recuava um pouco mais para buscar o jogo e tentar as enfiadas para os companheiros, o espanhol era o maestro do time catalão. Já o chileno flutuava pelos lados do campo ou no centro da área adversária.
Nas arquibancadas, as presenças ilustres do tenista Rafael Nadal, dos técnicos da Espanha, Vicente del Bosque, e da Alemanha, Jöachim Low, demonstrava a força da partida. E o que todos viram foi um primeiro tempo equilibrado, com três cartões amarelos (Xabi Alonso, Lionel Messi e Alexis Sanches).
Messi, por sinal, poderia até ter sido expulso na primeira etapa após chegar atrasado em uma disputa de bola com o meia Xabi Alonso, aos 43 minutos. O árbitro do clássico, no entanto, preferiu ignorar a marcação e deixou o jogo seguir. Muita reclamação no Santiago Bernabéu. E a etapa inicial ficou por aí: 1 a 1.
xavi real madrid x barcelona (Foto: AP)
No segundo tempo, o Real Madrid não voltou com o mesmo ímpeto de marcar o Barcelona no campo de defesa. E a falta de iniciativa dos merengues foi determinante para a virada do time catalão. Aos sete, a bola sobrou para Xavi soltar a bomba na entrada da área. A pelota desviou em Marcelo no meio do caminho e enganou Casillas: 2 a 1 Barça.
O gol jogou uma ducha de água fria no Real e nos torcedores que lotaram o Santiago Bernabéu. O Barcelona seguiu tocando a bola como queria e não demorou para marcar mais um. Aos 20, Daniel Alves recebeu de Messi pelo lado direito e cruzou na cabeça de Fàbregas, que se antecipou a Fábio Coentrão antes de testar para o fundo da rede de Iker Casillas.
Antes mesmo do fim do jogo, os pouco mais de 500 torcedores do Barcelona que foram ao estádio comemoravam o triunfo com os gritos de "olé! olé!" Como vem acontecendo nos últimos duelos entre os dois times, o clima ficou tenso. O lateral-esquerdo Marcelo se estranhou com Keita após falta cometida pelos catalães. Confusão na entrada da área, mas bem mais amena do que as de outros duelos da temporada 2011.
Após o apito final, festa do Barça. Agora, o espetáculo será no Japão. Resta saber se o Santos de Neymar conseguirá estragar mais uma comemoração do time catalão.
Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário