terça-feira, 29 de novembro de 2011

"Choramos por um milhão de coisas"


Eu estava lá e pude ver. O futebol é inexplicável. Acima de tudo e abaixo de nada.
É um esporte, como todos os outros. Tem atletas, técnicos, juízes e uma série de profissionais como todos os outros. Tem torcida como todos os outros. Mas tem ídolos como poucos.
E tem emoção como nenhum outro.
Durante o jogo inteiro, torcedores do Vasco ameaçavam desabar. De ansiedade, de medo, de amor.
Eu estava lá e vi.
Cada ser presente, preenchendo um estádio grande como aquele, das duas torcidas, já não tinha nervos. Mas o torcedor do Vasco estava quase desabando.
Anos na fila. No final da fila. Outros chegavam, passavam a frente, e sob o comando de um muquirana, o Vasco só observava. Não sei qual será o resultado final do campeonato, mas estou muito orgulhoso do Vasco 2011. Cheio de brio, de brilho e paixão.
O que vi na ‘Engenhoca’ foram crianças que sabiam do esforço do time, jogando duas vezes por semana e ainda assim mantinha o alto nível.
Todos queriam a vitória do Vasco e a derrota do Coringa, é claro. E depois que saiu o gol do Liedson (um golaço), a apreensão tomou conta e os olhos já marejaram.
Um ano inteiro de muitas alegrias e orgulho, da recuperação de um gigante, da volta do poder de zoação com os rivais, não podia acabar ali com um empate sem sabor.
Mãos no rosto, unhas no chão, camisa esgarçada. Perna doendo, voz falhando e a cabeça explodindo. Quem vai ao estádio sabe que gritar dá muita dor de cabeça. Mas é como se fosse um sacrifício feito em favor do time. Vale tudo.
Gritei muito no gol do Vasco. Abracei qualquer um e choramos gritando. No gol do Flu, choramos de tensão. Mas continuamos empurrando o time.
Na virada, choramos por um milhão de coisas. Choramos copiosamente. E só quem sentiu sabe o por quê. São um milhão de coisas, é difícil explicar. Foram DEZ anos, muitos quases e poucos sorrisos. Muito sofrimento. É difícil explicar.
Até agora estou extasiado. Extasiado e confiante, como todo torcedor do time do amor e da virada. Nessa ordem.
Se o Vasco for campeão em cima do Flamengo, a encarnação de vice (equivocada, pois o Flamengo tem 26 vices para o Vasco, enquanto o Vasco tem 23 vices para o Flamengo) dará um tempo.
E então este será um dos melhores anos da história vascaína. Nada se compara a ver seu time ganhando uma Libertadores, mas difícil vai ser uma nova conquista se comparar a esta, caso ela venha.
SE AO FINAL DO ANO COMEMORARMOS A TRÍPLICE COROA, PODEM ESPERAR UM ALAGAMENTO HISTÓRICO EM TODO O BRASIL. COMO UMA CHUVA QUE AFETA UM PAÍS INTEIRO AO MESMO TEMPO, CHUVA DE LÁGRIMAS DE FELICIDADE, QUE EXPRIMEM TODO O AMOR DE UM BRASILEIRO PELO SEU CLUBE DO CORAÇÃO.
E ISSO NENHUM OUTRO ESPORTE TEM.
QUANTO AO CAPS LOCK, SÓ TIRO AMANHÃ. HOJE PRECISO DEMONSTRAR MEU SENTIMENTO DE TODAS AS FORMAS.
PORQUE ELE NÃO PARA.

___________________________________________
*Pedro Werner (foto), 23 anos, é estudante de Publicidade e estagiário do Globosporte.com
Referências: Pedro Werner, José Ilan.
Fonte: Blog do Ilan

Nenhum comentário:

Postar um comentário